Funcionamento

08H - 18H

Telefone

(31) 3507-0777

Cada gole é

Conhecimento.

Harmonização

Três Krugs para o seu Outono

29/04/2021
Por:
Fabiana Bontempo
Cervejeira, Sommelière de Cervejas e Embaixadora da Krug Bier.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

O outono tem clima ameno e num país tropical como o Brasil os dias podem ser moderadamente quentes, porém se alternam com noites frescas. Se no verão tendemos a consumir cervejas suaves e refrescantes e no inverno cervejas escuras, robustas e complexas, no outono é possível a experimentação entre os dois universos.

A Embaixadora da Krug Bier, Fabiana Bontempo traz algumas dicas de cervejas com muita personalidade, que casam perfeitamente com o clima da estação. Vamos navegar por estilos que têm o malte em evidência, que apresentam notas marcantes de lúpulo, ou ainda que possuam a riqueza e a complexidade da levedura traduzida em sabores frutados e notas de especiarias.

Sugestões da nossa Embaixadora Fabiana Bontempo, três Krugs para o seu Outono

A Áustria Dunkel é uma cerveja leve em teor alcoólico, porém com presença marcante de aromas e sabores e a matéria prima que mais se destaca é o malte. A coloração rubi traz as cores do outono e a espuma é densa e cremosa. No aroma as notas de caramelo toffee do malte Munich são o destaque, seguido por notas levemente tostadas. Na boca, traz notas de caramelo, nozes, chocolate e café com mais evidência e um elegante dulçor, seguido por um final ligeiramente seco. 

A Dunkel harmoniza muito bem com comidas picantes, pois o perfil maltado da cerveja vai de encontro à sensação de ardência da pimenta, tornando-a mais suave. Carnes assadas também são uma ótima pedida, pois essa forma de preparo cria uma crosta caramelizada na carne e essas notas também estão presentes nos grãos que compõem a cerveja, criando o que chamamos de harmonização por semelhança. Falando sobre queijos, a Dunkel vai muito bem com os amarelos, como gouda e emental. E por fim, por quê não degustá-la com uma deliciosa sobremesa? Pudim de leite condensado, uma mousse de chocolate ou simplesmente um bom doce de leite na colher! Quando se trata de aconchego, essa harmonização não tem erro!

A Dunkel vai muito bem com carnes assadas, queijos amarelos e sobremesas.

Para os amantes do lúpulo, que buscam intensidade de amargor e um buquê rico em aromas, a indicação é a Calúnia, nossa American Pale Ale. Em sua produção, ela leva uma dose extra de lúpulos, que é adicionada tardiamente – o dry hopping – e transmite um maior frescor para a cerveja, já que os lúpulos são acrescentados na parte fria do processo, mantendo suas características aromáticas muito mais preservadas. A Calúnia é uma cerveja dourada e  levemente turva, pois não é filtrada. Muito potente em aromas cítricos, uma característica típica dos lúpulos americanos. Na boca, as notas cítricas também têm destaque, com uma interessante base de maltes que fazem suporte para o amargor moderadamente alto, final seco e aquele gostinho de lúpulo no retrogosto.

As melhores harmonizações com o estilo American Pale Ale são os Hamburgers e já que a ideia é trazer aconchego, um hambúrguer com queijo cheddar e bacon é o casamento perfeito com a Calúnia. A gordura do bacon, a untuosidade do queijo e o umami da carne combinam muito bem com o amargor do lúpulo. 

A Calúnia tem aromas florais e cítricos, harmoniza muito bem com hambúrguer.

Uma ótima opção de cerveja com destaque claro para as notas geradas pela levedura é a Inocência, nossa Tripel, estilo de cerveja que surgiu nos monastérios belgas. Sentimos a presença forte das notas frutadas, que remetem a abacaxi e carambola e ao fundo notas condimentadas que trazem  cravo e pimenta. O malte também contribui em terceiro plano dando um leve toque de mel e cereais à cerveja. Na boca, apresenta leve dulçor e amargor moderado, seguido de um final seco e evidente aquecimento alcoólico (é uma cerveja com 8% de álcool, incrivelmente imperceptíveis). Um conjunto extremamente rico e harmonioso.

As aves e peixes mais gordurosos são um excelente acompanhamento para a Inocência. Preparações com sabores mais complexos pela adição de ervas e especiarias torna a experimentação uma explosão de sabores. Manjericão, manjerona, hortelã, alecrim, tomilho e coentro são muito bem vindos, e a presença de algo cítrico também é bastante apropriada. 

Inocência é a nossa Tripel, com notas de frutas amarelas e especiarias.

Descubra novos sabores

contato@krug.com.br
+55 31 3507-0777
Rua Alaska, 115A
Jardim Canadá, Nova Lima/MG

Primeira Cervejaria
Artesanal de Minas Gerais