CELEBRANDO O NATAL COM CERVEJAS ESPECIAIS
A época das confraternizações, festas e reuniões regadas a boa comida e muita alegria está chegando. A participação dos familiares e amigos torna o nascimento de Cristo uma comemoração ainda mais especial. O calor humano e a esperança em dias melhores é um poderoso combustível para iniciar 2022 com o pé direito.
E quando pensamos em comemoração, pensamos naquele brinde! E por quê não fazê-lo esse ano com cerveja?
Fabiana Bontempo, Cervejeira, Sommelière de Cervejas e Embaixadora da Krug Bier convidou o Chef Cristiano Campos e propôs harmonizações das cervejas com o cardápio especial de Natal desenvolvido por ele. Fizemos uma lista de estilos de cervejas que combinam especialmente com diversos pratos típicos natalinos e falaremos um pouco mais sobre cada um deles. Trazemos também curiosidades que certamente irão enriquecer a sua cultura cervejeira e farão sucesso na sua roda de amigos.
Então se você quer aprender mais sobre esse universo e como harmonizar na sua ceia, leia esse artigo!
Um Guia para Harmonizar cervejas no Natal
O Tradicional Peru de Natal
O típico Peru de Natal combina muito bem com cervejas do estilo Tripel, principalmente se o seu tempero for a base de ervas. A cerveja vai bem com carnes com perfil adocicado e as ervas harmonizam com o estilo pelo seu caráter complexo, picante e condimentado. Experimente combinar com frutas frescas e secas, nossas sugestões são kiwi, damasco, uvas e pêssegos.
As cervejas Tripel têm coloração dourada ao âmbar claro, com espuma densa e muito aromática. Os sabores frutados e levemente maltados são complementados pelo amargor do lúpulo. Notas de frutas amarelas, picantes e de especiarias são típicas, o corpo é médio e a carbonatação alta. São cervejas complexas, com alto teor alcoólico (de 8% a 10%) mas ainda assim podem ser surpreendentemente refrescantes e fáceis de beber.
Curiosidade: A origem do nome do estilo segue uma tradição medieval onde marcas em “X” eram usadas para identificar as cervejas nos barris: um único X para a cerveja mais fraca, XX para uma cerveja de intensidade média e XXX para a cerveja mais forte. Três Xs seriam então sinônimos do nome “tripel”.
Quiche de cebola com gorgonzola
As carnes defumadas produzidas principalmente em forma de presuntos, como o Tender, harmonizam muito bem com cervejas do estilo Amber Lager pelo caráter levemente adocicado de ambas. Ao mesmo tempo, o amargor da cerveja traz personalidade a ela, que não se intimida diante da gordura do alimento.
As amber lagers são cervejas de baixa fermentação e coloração acobreada. Trazem no sabor um equilíbrio entre malte e lúpulo, com notas que remetem a caramelo toffee e sutil amargor. O corpo médio com final seco e a alta carbonatação fazem com que ela seja uma cerveja para ser apreciada em diversas ocasiões. Além da sugestão com o Tender, outra interessante opção que traz uma harmonia perfeita na boca é combinar essa cerveja com uma tábua de frios com salames defumados e queijos maturados como parmesão. Experimente a Krug Amber Lager e se surpreenda!
Curiosidade: A cevada colhida no campo passa por um processo de malteação, que é uma germinação induzida, seguida de secagem e tosta/torra do grão. De acordo com a intensidade desse último procedimento, diferentes tonalidades, aromas e sabores são conferidos aos grãos. Podemos citar, entre outros, aroma e sabor de caramelo, biscoito, defumado, chocolate e café.
Peixes
Na ceia de Natal o mais comum é o bacalhau, mas outros peixes e frutos do mar podem também estar presentes.Para essas ocasiões, uma bela Pilsen é a pedida certa.
A Pilsen tradicional é como um coringa que casa muito bem com diversos tipos de alimentos.O perfil leve e delicado da cerveja, com um toque moderado de amargor traduz um frescor que harmoniza perfeitamente com peixes brancos. Alguns frutos do mar também se enquadram nessa combinação, como camarão e lagosta.
Curiosidade: American Lager é o estilo de cerveja mais vendido no mundo, e no Brasil, por exigência da legislação, é obrigatório o termo “tipo pilsen”nos rótulos. Porém não se deve confundir os dois estilos. As standart american lagers têm um toque maltado, levemente adocicado e amargor baixíssimo ou inexistente. Já as verdadeiras Pilsners – que podem ser de origem alemã como a nossa Krug German Pils, têm um amargor bem mais evidente, classificado como moderado.
Sobremesas
Cervejas mais complexas e alcoólicas são muito interessantes quando se pensa em harmonização com sobremesas.
As Stouts proporcionam uma vasta gama de combinações, assim como as Porters.
Cervejas desses estilos podem harmonizar muito bem com sobremesas a base de chocolate, creme e café, como tiramisu, mousse de chocolate e torta floresta negra.
A Krug Cacau Stout é uma Russian Imperial Stout, cerveja forte escura elaborada com maltes torrados, que apresenta notas de chocolate e café, corpo robusto e marcante amargor. Contém adição de baunilha, que acrescenta ainda mais complexidade e notas que remetem a madeira.
Cervejas do estilo Catharina Sour possuem como principal característica o perfil ácido e o frescor de frutas in natura. São perfeitas para harmonização com com cheesecakes de frutas e panna cotta, que trazem uma untuosidade que será cortada pela acidez da cerveja.
Frutas secas e nozes
E as frutas secas e as nozes, tão populares no Natal!
Ficam muito agradáveis com as cervejas do estilo Dubbel, além das típicas cervejas de Natal e com as Quadruppel. Mas a brincadeira da Ceia de Natal vai além, pois as frutas secas e nozes podem estar presentes em vários pratos como elementos adjuntos ou em porções separadas.
Essa cerveja seria harmonizada com um frango assado, utilizando a base de harmonização por semelhanças, já que tanto a cerveja quanto o frango apresentam notas de caramelo, provenientes do malte e do assamento do frango, respectivamente.Uma harmonização que caberia perfeitamente com essa cerveja seria um sorvete de frutas vermelhas com pedaços de chocolate, utilizando principalmente a base de semelhança, as frutas vermelhas da cerveja com as do sorvete e notas de toffe complementando os chocolates.