As Cervejas escuras ainda são uma incógnita para muitos consumidores – que acreditam que a tonalidade tem a ver com o teor alcoólico e com amargor da bebida. Nesse post a nossa Embaixadora Fabiana Bontempo esclarece algumas dúvidas referentes a esse tema. Vem com a gente!
Cervejas escuras são mais fortes?
Não. Essa é uma dúvida muito comum, mas a tonalidade da cerveja nada tem a ver com o teor alcoólico. Ela é determinada pela coloração dos ingredientes, principalmente os maltes que são utilizados na receita. De acordo com as variações de secagem e torrefação do malte, o grão, é que originalmente claro, ganha diferentes tonalidades, assim como acontece com a torra do café, por exemplo. É por isso que, dependendo do estilo da cerveja e da seleção de maltes da receita, temos diversas tonalidades da bebida: desde tons acobreados e avermelhados, passando pelos tons marrons e até bem escuros, chegando ao preto.
Um ótimo exemplar de cerveja escura leve em teor alcoólico é a Dunkel, da Linha Áustria da Krug Bier. Cerveja escura de origem alemã, apresenta perfil maltado no aroma e sabor, com notas que remetem a nozes, caramelo toffee, chocolate e café. O amargor é baixo e o corpo leve, com sabor intenso.
Para harmonizar com a Dunkel, comidas típicas alemãs são uma excelente combinação. Refeições agridoce também são uma ótima pedida, assim como alguns tipos de queijos e sobremesas. Algumas sugestões são:
- Salsichas e linguiças alemãs
- Comida chinesa e tailandesa
- Carnes vermelhas e de porco
- Queijo gouda e sobremesas como pudim, pavês, cocadas e doce de leite.
Cervejas escuras são sempre doces?
Não! Dependendo do estilo, a cerveja escura pode não apresentar dulçor. Um bom exemplo é o estilo Dry Stout, que tem corpo baixo e final seco.
Em outros casos, o cervejeiro busca esse residual doce e planeja a receita para que propositalmente “sobrem” açúcares provenientes dos maltes na cerveja pronta. Nesses casos o dulçor contribui também com a sensação de corpo cheio.
Cervejas do estilo Russian Imperial Stout são bons exemplos desse perfil. A Krug Cacau Stout é uma das cervejas mais especiais da nossa carta. RIS com adição de coco, baunilha e nibs de cacau, ela traz uma complexidade de aromas e sabores, corpo aveludado e levemente licoroso, com amargor evidente e teor alcoólico de 9,0%.
Quando pensamos em harmonização com esse estilo, temos que levar em conta o elevado teor alcoólico e as notas de café e chocolate trazidas pelos maltes torrados. As RIS combinam facilmente com as mais variadas sobremesas:
- Crème brulée
- Tiramisu
- Cheesecake de frutas vermelhas
Já as cervejas escuras produzidas em escala industrial apresentam um sabor doce que é proveniente de outras fontes de açúcar, não só do malte.
Cervejas escuras devem ser degustadas apenas no inverno?
As cervejas relacionadas com a estação mais fria do ano geralmente são as mais complexas e encorpadas, como as Russian Imperial Stouts e Doppel Bocks, por exemplo. Porém existem diversos estilos de cervejas escuras menos complexas, que apresentam corpo leve e baixo teor alcoólico. Essas são ideias para serem degustadas em qualquer época do ano, principalmente em dias mais quentes. Alguns exemplos de estilos de cervejas escuras e com baixo teor alcoólico são:
- Amber Lager
- Munich Dunkel
- Dry Stout
- Schwarzbier
- Dunkelweizen
Um bom exemplo de cerveja escura leve, para ser degustada em qualquer estação é a nossa Krug Dry Stout. Cerveja escura com origem irlandesa que possui Nitrogênio em sua composição, com destaque para os cereais torrados, que trazem notas de café. O corpo é leve, o amargor moderado e o final seco.
Falando sobre harmonização, esse estilo tem uma incrível capacidade de equilibrar alimentos muito salgados. Vai bem com queijos de sabor mais marcante, carnes e pratos temperados e também pode combinar muito bem com sobremesas. Algumas sugestões:
- Presunto parma e salaminho
- Queijo gorgonzola
- Carne com chilli
- Sobremesas leves como frutas em calda e cheesecake de frutas vermelhas.
Conheça nossa linha completa de cervejas e faça o seu pedido em nossa loja virtual!
Siga a Krug Bier nas redes sociais e nos conte as suas experiências com as cervejas escuras!