A Primavera pede cervejas aromáticas!
Ahhh a Primavera! Andando pelas ruas de Belo Horizonte nos chama a atenção a beleza das flores, o perfume das damas da noite na Praça da Liberdade… São memórias olfativas que nos remetem a lugares e pessoas que marcaram a nossa vida. Essa lembrança, quando vem assim, espontânea, geralmente nos arranca aquele sorriso de canto de boca e uma sensação instantânea de felicidade.
A estação mais florida do ano é inspiração para indicar cervejas igualmente belas e perfumadas, cada uma com a sua peculiaridade.
Falando em flores, fizemos uma seleção das cervejas mais lupuladas, que trazem todos os aromas e sabores dessa inflorescência num toque ora delicado, ora marcante.
Pensando em outros aromas, temos várias opções que trazem ainda as complexas notas do malte e da levedura. Algumas são mais frutadas, outras condimentadas ou ainda amadeiradas. Venha com a gente, Fabiana Bontempo indica as cervejas da Krug Bier que casam poeticamente com o clima da estação.
Krug 20
Cerveja puro malte sem glúten em sua composição, leve e refrescante pelo “dry hopping” de lúpulos neozelandeses, que trazem notas cítricas e florais ao aroma e sabor, corpo leve e amargor moderadamente baixo. Ideal para os dias quentes. Com uma gama de harmonização bem versátil, a International Lager combina tanto com pratos leves quanto com petiscos de boteco e até um churrasco. Solte a sua imaginação! As sugestões são: amendoim, batata frita, linguiça calabresa, pizza, hambúrguer, churrasco.
AUSTRIA HEFE WEIZEN
Tradicional e clássica. Cerveja de origem alemã com maltes de cevada e trigo, fermentada com levedura importada da Baviera, que garante o sabor característico de especiarias como cravo e notas frutadas que remetem a banana. Tem a aparência turva, pois é envasada sem filtrar. Cerveja muito versátil, a Áustria Hefe Weizen combina com vários tipos de alimentos, uma boa dica é degustá-la mais de uma vez, com diferentes opções e escolher a sua preferida! Sugestões: Saladas leves, petiscos de boteco, salsichas típicas alemãs e também pratos mais picantes, como comida mexicana.
SUBMISSÃO
Session Ipa, apresenta corpo leve e presença marcante de lúpulos cítricos, amargor moderado e um toque de tamarindo. Muito refrescante, não possui glúten em sua composição, perfeita para os dias quentes. Apesar de ser uma cerveja leve, apresenta notas intensas de lúpulo tanto no aroma e sabor quanto na sensação de amargor. Para equilibrar a intensidade da cerveja, dê uma incrementada na intensidade do prato. As sugestões são bolinho de bacalhau, guacamole, burritos, pastel de queijo minas e pratos levemente apimentados.
RANCOR
Cerveja do estilo India Pale Ale, tem como característica a intensidade de lúpulo presente que gera um alto nível de amargor. A Rancor possui intensas notas cítricas dos lúpulos americanos, que se sobressaem no aroma e sabor e que deixam um gostinho residual após cada gole. A harmonização com IPA´s pede cuidado nas combinações. O forte amargor pode prevalecer diante dos outros sabores e essa não é a ideia principal. Sabendo disso, é preciso considerar a gordura do alimento e o umami – alimentos como carnes, cogumelos, tomate, molho de soja e queijos maturados são ricos em umami. E o amargor do lúpulo tende a enfatizar esse gosto. Experimente com queijos salgados como parmesão e grana padano, hambúrguer, costelinha ao molho barbecue e comida indiana, com notas condimentadas e picantes como coentro, cardamomo e curry.