Funcionamento

08H - 18H

Telefone

(31) 3507-0777

Cada gole é

Conhecimento.

Harmonização

Cervejas Krug para degustar no Inverno

23/07/2021
Por:
Fabiana Bontempo
Cervejeira, Sommelière de Cervejas e Embaixadora da Krug Bier.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

A estação mais fria do ano é um convite a novas experiências e experimentações. Um jantar harmonizado com cervejas nessa época é algo ainda inusitado para muita gente. A nossa Embaixadora e sommelière de cervejas, Fabiana Bontempo, traz algumas sugestões de cervejas em combinações que farão sucesso nesses dias de frio, confira!

KRUG AMBER LAGER

Lançamento da Krug Bier, a Amber Lager chegou para arrasar. Cerveja de baixa fermentação e coloração acobreada, traz um toque de malte especial com suaves notas de caramelo e amargor bem inserido. Mesmo sendo uma cerveja leve, é ideal para essas tardes de frio, como uma alternativa interessante à pilsen ou american lager.

“A Krug Amber Lager tem um perfil muito leve e refrescante, porém com aromas e sabores bem evidentes. Experimente com um churrasco, ela vai muito bem com carnes vermelhas grelhadas, que apresentam aquela crostinha de caramelização. Essas notas também estão presentes na cerveja, então podemos dizer que há uma semelhança entre os elementos, que casam muito bem juntos na boca. Além disso, uma tábua de frios com salames defumados e queijos mais salgados é ótima opção” ressalta Fabiana.

SARCASMO

Essa Extra Special Bitter tem como característica principal o amargor, porém tem uma bela base de maltes tipo caramelo que fazem o contraponto e trazem um dulçor no aroma, que na boca não está presente. Esse final seco e com  amargor persistente faz aumentar a vontade de se beber um próximo gole – a tão famosa drinkability que os apreciadores de cerveja tanto procuram.

“Um bom parâmetro para levar em consideração ao se analisar uma cerveja é exatamente esse: o equilíbrio entre os ingredientes, o conjunto da obra, se é agradável na boca ou não. Para mim, a melhor cerveja é aquela que eu quero logo beber um próximo gole”, diz Fabiana.

Como sugestão de harmonização com a Sarcasmo, a Embaixadora da Krug cita pratos com carnes de caça, aves de sabor mais pronunciado ou ainda um lombo defumado. Para os vegetarianos, risoto de cogumelos combina muito bem.

ÁUSTRIA IMPERIUM

Por ser uma double IPA, é uma cerveja muito potente e intensa, com uma interessante base de maltes especiais, amargor marcante e ainda um delicioso bouquet herbal e levemente frutado, que traz a essência de uma boa India Pale Ale. 

“A Imperium é uma cerveja que resgata a memória de quem começou a tomar Ipas há alguns anos, quando o estilo começou a ser difundido no Brasil. Seu perfil inglês a torna ainda mais tradicional, com o lúpulo em destaque, porém muito bem inserido, sem roubar a cena, como acontece hoje na maioria das double Ipas.””

As sugestões de harmonização com a Áustria Imperium são pratos mais elaborados e intensos, com carnes de sabor igualmente potente, como cordeiro ou joelho de porco. Queijos mais maturados que contenham tirosina – aqueles cristais que trazem uma leve textura granulada – como um bom parmesão, também são uma ótima pedida.

REMORSO

Não podia faltar na lista a nossa Russian Imperial Stout, cerveja escura, complexa e potente. As notas de café, chocolate e caramelo estão em evidência no aroma e sabor, trazendo na boca todos eles juntos, com um amargor presente e assertivo. Para o arremate final, temos aquele leve aquecimento alcoólico, já que se trata de uma cerveja com 9% de álcool. 

Aqui as dicas de harmonização vão além dos pratos salgados, se estendendo também às sobremesas, que casam perfeitamente com as notas presentes na cerveja.

“Se você está em dúvida quanto a uma determinada harmonização, siga a diretriz “equilíbrio de forças” que geralmente não tem erro. Nesse caso, como a Remorso é muito complexa e potente, é necessário acompanhamentos que também tenham essas características. Uma sugestão interessante seria um hamburger de picanha com molho que queijo gorgonzola, por exemplo. Já nos doces, qualquer um que tiver essas notas de café e chocolate são ótimas ideias. Experimente com tiramissú ou uma mousse de chocolate. Se quiser fazer um contraponto e criar um novo sabor, prove com um cheesecake de frutas vermelhas, misturando o doce e a cerveja na boca. Você vai sentir uma explosão de sabores, vale a pena experimentar!”

E aí? Curtiu as dicas da Fabiana? Conte pra nós nos comentários e compartilhe esse post!

Descubra novos sabores

contato@krug.com.br
+55 31 3507-0777
Rua Alaska, 115A
Jardim Canadá, Nova Lima/MG

Primeira Cervejaria
Artesanal de Minas Gerais