Funcionamento

08H - 18H

Telefone

(31) 3507-0777

Cada gole é

Conhecimento.

Institucional

Cervejas escuras: Mitos e Verdades

20/06/2022
Por:
Fabiana Bontempo
Cervejeira, Sommelière de Cervejas e Embaixadora da Krug Bier.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

As Cervejas escuras ainda são uma incógnita para muitos consumidores – que acreditam que a tonalidade tem a ver com o teor alcoólico e com amargor da bebida. Nesse post a nossa Embaixadora Fabiana Bontempo esclarece algumas dúvidas referentes a esse tema. Vem com a gente!

Cervejas escuras são mais fortes?

Não. Essa é uma dúvida muito comum, mas a tonalidade da cerveja nada tem a ver com o teor alcoólico. Ela é determinada pela coloração dos ingredientes, principalmente os maltes que são utilizados na receita. De acordo com as variações de secagem e torrefação do malte, o grão, é que originalmente claro, ganha diferentes tonalidades, assim como acontece com a torra do café, por exemplo. É por isso que, dependendo do estilo da cerveja e da seleção de maltes da receita, temos diversas tonalidades da bebida: desde tons acobreados e avermelhados, passando pelos tons marrons e até bem escuros, chegando ao preto.

Um ótimo exemplar de cerveja escura leve em teor alcoólico é a Dunkel, da Linha Áustria da Krug Bier. Cerveja escura de origem alemã, apresenta perfil maltado no aroma e sabor, com notas que remetem a nozes, caramelo toffee, chocolate e café. O amargor é baixo e o corpo leve, com sabor intenso.

Para harmonizar com a Dunkel, comidas típicas alemãs são uma excelente combinação. Refeições agridoce também são uma ótima pedida, assim como alguns tipos de queijos e sobremesas. Algumas sugestões são:

  • Salsichas e linguiças alemãs
  • Comida chinesa e tailandesa
  • Carnes vermelhas e de porco 
  • Queijo gouda e sobremesas como pudim, pavês, cocadas e doce de leite. 

Cervejas escuras são sempre doces?

Não!  Dependendo do estilo, a cerveja escura pode não apresentar dulçor. Um bom exemplo é o estilo Dry Stout, que tem corpo baixo e final seco. 

Em outros casos, o cervejeiro busca esse residual doce e planeja a receita para que propositalmente “sobrem” açúcares provenientes dos maltes na cerveja pronta. Nesses casos o dulçor contribui também com a sensação de corpo cheio. 

Cervejas do estilo Russian Imperial Stout são bons exemplos desse perfil. A Krug Cacau Stout é uma das cervejas mais especiais da nossa carta. RIS com adição de coco, baunilha e nibs de cacau, ela traz uma complexidade de aromas e sabores, corpo aveludado e levemente licoroso, com amargor evidente e teor alcoólico de 9,0%.

Quando pensamos em harmonização com esse estilo, temos que levar em conta o elevado teor alcoólico e as notas de café e chocolate trazidas pelos maltes torrados. As RIS combinam facilmente com as mais variadas sobremesas:

  • Crème brulée
  • Tiramisu 
  • Cheesecake de frutas vermelhas

 Já as cervejas escuras produzidas em escala industrial apresentam um sabor doce que é proveniente de outras fontes de açúcar, não só do malte. 

Cervejas escuras devem ser degustadas apenas no inverno?

As cervejas relacionadas com a estação mais fria do ano geralmente são as mais complexas e encorpadas, como as Russian Imperial Stouts e Doppel Bocks, por exemplo. Porém existem diversos estilos de cervejas escuras menos complexas, que apresentam corpo leve e baixo teor alcoólico. Essas são ideias para serem degustadas em qualquer época do ano, principalmente em dias mais quentes. Alguns exemplos de estilos de cervejas escuras e com baixo teor alcoólico são: 

  • Amber Lager
  • Munich Dunkel
  • Dry Stout
  • Schwarzbier
  • Dunkelweizen

Um bom exemplo de cerveja escura leve, para ser degustada em qualquer estação é a nossa Krug Dry Stout. Cerveja escura com origem irlandesa que possui Nitrogênio em sua composição, com destaque para os cereais torrados, que trazem notas de café. O corpo é leve, o amargor moderado e o final seco.  

Falando sobre harmonização, esse estilo tem uma incrível capacidade de equilibrar alimentos muito salgados. Vai bem com queijos de sabor mais marcante, carnes e pratos temperados e também pode combinar muito bem com sobremesas. Algumas sugestões: 

  • Presunto parma e salaminho
  • Queijo gorgonzola
  • Carne com chilli
  • Sobremesas leves como frutas em calda e cheesecake de frutas vermelhas. 

Conheça nossa linha completa de cervejas e faça o seu pedido em loja.krug.com.br 

Siga a Krug Bier nas redes sociais e nos conte as suas experiências com as cervejas escuras!  

Descubra novos sabores

contato@krug.com.br
+55 31 3507-0777
Rua Alaska, 115A
Jardim Canadá, Nova Lima/MG

Primeira Cervejaria
Artesanal de Minas Gerais