Funcionamento

08H - 18H

Telefone

(31) 3507-0777

Funcionamento

08H - 18H

Telefone

(31) 3507-0777

Cada gole é

Conhecimento.

Institucional

Conheça a Catharina Sour, o primeiro estilo brasileiro de cerveja

02/12/2022
Por:
Fabiana Bontempo
Cervejeira, Sommelière de Cervejas e Embaixadora da Krug Bier.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Conheça a Catharina Sour, o primeiro estilo brasileiro de cerveja

Criado por cervejeiros catarinenses em 2016, o estilo tem como base a Berliner Weisse alemã. A adição de frutas frescas é o grande diferencial da versão brasileira.

A Berliner Weisse é uma cerveja de trigo alemã diferente das tradicionais Weissbier principalmente porque em sua fermentação são utilizadas leveduras lácticas. Isso confere peculiares notas ácidas a essas cervejas. Batizada no século XVII por Napoleão Bonaparte como a “Champagne do Norte”, na Alemanha as Berliner Weisse geralmente são servidas com adição de xarope de frutas.

Essa foi a inspiração para que um grupo de cervejeiros de Santa Catarina criasse o que viria a ser o primeiro estilo brasileiro de cerveja reconhecido pelo BJCP – Beer Judge Certification Program – sua inclusão no Guia de Estilos ocorreu em 2018. Mais tarde, em 2021, a Brewers Association também incluiu o estilo no guia internacional.

O Perfil Sensorial da Catharina Sour

O Brasil possui uma variedade riquíssima de frutas tropicais e o clima no país costuma ser bastante quente, por isso o perfil refrescante da cerveja foi o principal objetivo dos cervejeiros. Frutas são obrigatórias, porém não necessariamente as tropicais: a exigência para o estilo é que sejam adicionadas frutas frescas.

A Catharina Sour é produzida com trigo e cevada, é leve, refrescante e altamente carbonatada. Possui acidez láctica equilibrada mas proeminente, baixo ou nenhum amargor e as frutas devem ter sempre uma qualidade fresca e aromática. O teor alcoólico varia entre 4,0% e 5,5% abv.

A coloração da cerveja geralmente é determinada pela fruta adicionada, mas deve ser dourada se a fruta não tiver cores proeminentes. A alta carbonatação e o trigo combinam-se para trazer uma espuma densa e persistente, algumas vezes tingida com a cor da fruta.

O nível de acidez é tipicamente moderado, mas não deve ser tão acentuado a ponto de ofuscar a fruta. A fruta pode trazer uma impressão de doçura, mas a cerveja deve ser bem atenuada, com o final seco. O amargor é tão baixo que não é perceptível. A acidez é o que dá o equilíbrio ao caráter da fruta. Aroma e sabor de lúpulo também não estão presentes.

Projeto KRUG CREATIONS da Krug Bier lança Catharina Sour em colaboração com a Cerveja Blumenau 

O Krug Creations é um projeto de cervejas experimentais desenvolvido pela Krug Bier, e contará com a participação de várias cervejarias do país, com cervejas colaborativas produzidas em lotes únicos.

“A ideia desse projeto é trazer estilos diferentes e inusitados aos nossos consumidores. Nada melhor do que uma Catharina Sour para inaugurar esse novo ciclo na cervejaria. A parceria com a Cerveja Blumenau foi decisiva na escolha do estilo, pois foi lá que ele nasceu. ” diz Fabiana Bontempo, Cervejeira, Sommelière de Cervejas e Embaixadora da Krug Bier.

A Cerveja Blumenau foi inaugurada em 2015 e é uma das cervejarias mais premiadas do país, acumulando mais de 60 medalhas em diversos concursos, nacionais e internacionais. No último Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Março desse ano, ela arrematou 7 medalhas e o título de segunda melhor cervejaria do país. Além disso ainda levou ouro na categoria Best of Show, com a recriação de um estilo histórico: Piwo Grodziskie.

“Nesta cerveja colaborativa com a Krug Bier, nós trabalhamos em uma Catharina Sour de goiaba e hortelã, para criar uma harmonia entre a fruta fresca, neste caso a goiaba clara, com um leve e equilibrado final mentolado. Ela é ácida e possui um perfil aromático da fruta preenchendo bem a boca, com a hortelã finalizando o gole trazendo muita refrescância” diz Marcos Guerra, Mestre Cervejeiro da Blumenau.

Harmonização com a Krug Catharina Sour

Por ser uma cerveja leve e ácida, combina muito bem com pratos de sabor suave e que pedem acidez, como peixes grelhados e até um ceviche. Vai muito bem também com queijos como brie, que naturalmente aceitam a combinação de frutas com acidez. Além disso, pode casar perfeitamente com sobremesas, uma sugestão é um doce bem conhecido, Romeu e Julieta – goiabada com queijo – onde a acidez da cerveja vai confrontar o dulçor e a goiaba vai se tornar ainda mais evidente. Faça as suas próprias experimentações!

As edições do Krug Creations são disponibilizadas em latas e em chope em pontos de venda selecionados e no site da Krug Bier! 

Texto: Fabiana Bontempo – Cervejeira, Sommelière de Cervejas e Embaixadora Krug Bier

Descubra novos sabores

contato@krug.com.br
+55 31 3507-0777
Rua Alaska, 115A
Jardim Canadá, Nova Lima/MG

Primeira Cervejaria
Artesanal de Minas Gerais